FILOSOFIA & VALORES

Êthos: 

– caráter pessoal; padrão relativamente constante de disposições morais, afetivas, comportamentais e intelectivas de um indivíduo.

Azulejo.png

 

I)  Demonstrar e defender a tese de que com simples atos e ações é possível atingirmos um estilo de vida melhor e que com pequenas mudanças e auto reflexão podemos sim melhorar o que já existe, transformar nossas vidas.

***

II) Construir um espaço de diálogo, debate, discussão e de compartilhamento de ideias e ideais distintos, pois por mais que possamos divergir em muitos pontos, tenho a convicção de que todos nós buscamos e lutamos por melhorias em nossas vidas.

***

III) Cada uma de nossas ações, por mais banais que sejam – ou até mesmo que nos pareçam insignificantes – causam impactos incomensuráveis em um “todo” universal, se aceitarmos esta ideia poderemos então perceber que dentro de uma sociedade o papel que cada ator social realiza é de uma  importância vital.

***

IV) Pensar da micro à grande escala: tudo que fazemos, criamos, vivemos, consumimos, construímos, destruímos, falamos, escrevemos, trocamos, compartilhamos fazem parte de ações que geram de fato reações de diversas naturezas causando impactos primeiramente em nosso próprio “ser”, mas também em tudo que está redor em diferentes escalas, começando pelas pessoas mais próximas com quem temos mais contato e vivência, depois estas ações causam efeitos igualmente nos grupos que participamos (podendo ser nossos trabalhos, nossas filiações religiosas, artísticas, políticas… E finalmente, tudo aquilo que fazemos tem o poder de interferir e influenciar a sociedade e o mundo de modo geral.

***

V) Tentar através das diversas formas de arte, e principalmente a “arte do viver em sociedade” demonstrar que: se nossas ações forem corretas, altruístas, bondosas, os impactos delas serão positivos e benéficos para começarmos a caminhar em direção de uma evolução visando a melhoria do mundo no qual vivemos.

***

VI) Refletir, racionalizar, duas qualidades próprias dos seres humanos, um exercício que deveríamos realizar com mais frequência para melhor nos conhecermos. Durante esta jornada para qual eu convido-lhes no Litteramundis, iremos juntos exercitar essa arte da reflexão, do auto conhecimento e de aprendermos a sermos críticos em relação aos nossos atos e suas respectivas consequências.

***

VII) Ir contra a corrente do fenômeno da “marginalização poética”: aproximar a leitora e o leitor do gênero poético. Sinto que falta poesia no mundo, e a consequência direta do vazio não preenchido pela poesia pode gerar grandes males em nós, seres humanos, seres de amor, seres de versos.

***

VIII) Motivar & inspirar pessoas: esse é e sempre será a grande filosofia do Litteramundis…

***

IX) Sempre manter um compromisso com a verdade, com a ética e com a moral.

***

X) Verificação de fatos e fontes de confiança relativos à toda e qualquer postagem do site.

***

XI) Respeitar e seguir a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”; sem desrespeitar nenhuma cláusula pétrea da mesma.

***

XII) Lutar contra os grupos opressores, contra os “inimigos da arte”.

***

XIII) Produzir conteúdo de qualidade.

***

XIV) Defender valores éticos e morais no seio de nossa sociedade.

 

 

J.G.P.A – 07/01/2019 – Americana, SP – Brasil 

Anúncios