O ABANDONO DOS MORTOS

 

file-15
“Opinião”: Jornal “O Liberal” – “O abandono dos mortos”

 

 

Vejo a incontornável necessidade de trazer à pauta este assunto – um tanto quanto tabu como marginalizado – em nossa sociedade: a morte. Por mais difícil que seja nós temos que aceitar que um dia todos iremos morrer; fato comprovado pela Biologia, talvez um pouco menos para algumas religiões que acreditam no “além” ou na “vida após a morte”.

 

Mas o que me preocupa profundamente não é o fato de como abordamos a morte em nossa sociedade, e sim, como cuidamos ou deixamos de cuidar de maneira apropriada de nossos defuntos.

 

Tomo como exemplo o Cemitério da Saudade de Americana. É entristecedor quando percebo que o lugar – que é por definição um local de descanso, paz, cuidado e acima de todas as coisas: de memória e História – está à deriva, beirando o abandono. Túmulos e lápides que carregam as diversas histórias dos habitantes e da cidade de Americana estão lá, gritando para serem socorridas. Algumas despedaçadas, caídas, esquecidas.

 

Traços de nossa história e das múltiplas trajetórias de cada cidadão que um dia participou de uma maneira ou de outra da vida da cidade. Deixar o cemitério ser dominado por ervas daninhas que crescem no meio das estreitas ruelas do cemitério, a falta de manutenção e mão de obra e por fim o desleixo e abandono de um lugar onde não apenas “conservamos” nossos mortos, mas nossas memórias.

 

Nossa identidade está lá, enterrada. Os pilares dos fundadores de Americana, descansam na Saudade, porém, igualmente no esquecimento e na negligência. O fato de não presarmos pela conservação do local implica inexoravelmente que estamos fadados a esquecer o passado e nossas raízes.

 

J.G.P.A – 10/01/2019 – Americana, SP – Brasil ” O contador de histórias” ,

para o Jornal “O Liberal”

 

assinatura posts

 

*Título original: “UMA SOCIEDADE QUE NÃO CUIDA DE SEUS MORTOS ESTÁ FADADA AO ESQUECIMENTO”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s