O ATIVISTA

 

together
Tradução: “Unidos venceremos, divididos cairemos”

 

Ativismo: “pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa”.

 

Ativista: “pessoa que trabalha de modo ativo por uma causa; pode referir ao ativismo ou à pessoa partidária do ativismo; que exerce a militância por uma causa”.

 

Lutas e batalhas são travadas diariamente em todas as partes do mundo por pessoas provenientes de culturas distintas e visam melhorar a sociedade na qual vivem. Aqui está a qualidade que mais respeito e prezo no ser humano, a vontade de fazer mudanças e esta é, de fato, uma característica primordial.

 

Felizmente, nos últimos tempos, tenho observado a união entre os indivíduos cada vez mais forte e presente. A compaixão e a compreensão por uma determinada causa não se restringem apenas a um determinado grupo de pessoas ou fatia da sociedade. Posso observar, a título de exemplo, pessoas que militam por causas que não os concernem diretamente, que defendem e lutam pelos direitos dos refugiados e imigrantes sem fazerem parte destas condições.

 

Posso observar uma conscientização de massa que me mostra que não é porque eu não sou um refugiado ou imigrante que não posso militar e lutar pelos mesmos. Não é porque eu não seja uma mulher que eu não possa a elas me aliar para lutar pelos seus direitos e espaços dentro na sociedade, não é porque eu seja negro ou mulato que não eu possa militar pelos seus direitos. Resumindo, posso atuar e ser ativo em várias frentes que não me tocam diretamente. Isso mostra de uma certa maneira o fim de um egoísmo onde eu lutaria apenas por aquilo que me diz respeito.

Vejo que estamos caminhando para a construção de uma sociedade mais altruísta e menos individualista. Porém, mesmo observando tais progressos, a união entre as pessoas no seio de uma sociedade está longe de ser um objetivo absoluto para todos. Somos de certa forma centrados em nós mesmos e defendemos somente aquilo em que acreditamos e lutamos por isso, sem considerarmos os impactos e efeitos que isto pode causar em certos grupos, na maioria das vezes minorias, que tentam cravar seus aspectos e fazerem com que suas vozes sejam ouvidas.

 

Se olharmos na História, toda grande mudança e/ou revolução só se realizou graças a união entre as pessoas, sim – existiam os “líderes” de tais movimentos, mas foi a compaixão, o altruísmo e a vontade de lutar pelo outro que tornou possível a implantação de uma luta por objetivos em comum.

 

Guardo um grande otimismo em relação aos atores sociais – aprecio particularmente este termo de “ator social” pelo seu significado simbólico e ao mesmo tempo prático; um ator é aquele que age, que atua em uma determinada sociedade ou grupo – pois tenho a convicção de que é possível atingirmos uma união entre os diferentes indivíduos e lutarmos por uma ou várias causas. A consciência, característica unicamente humana, aliada com a compaixão, me dão esperanças de que é possível conscientizar os indivíduos de que nós (nós) podemos sim lutar por causas que não nos afetam diretamente. Este é nosso dever como atores sociais.

 

Por isto nesta sessão irei propor textos e escritos históricos e atuais com reflexões sobre as frentes em que eu me considero ativista, mas também sobre outras causas das quais não participo ativamente mas tento também defender. Outro objetivo – mas não menos importante – é tentar demonstrar a importância de ativistas na sociedade e desconstruir a ideia e a imagem que muitas pessoas têm, que na maioria das vezes é negativa e pejorativa.

 

Finalizo esta breve introdução com uma reflexão e questão:

                        “QUE HOMEM É O HOMEM, QUE NÃO TORNA O MUNDO MELHOR? ”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s