O POETA

POESIA
Crédito foto: João Guilherme Pozzi Arcaro, extraído da coletânea “Poésies, Poesias, Poetries”

 

Ah, a poesia! Gênero cativante que reúne milhões de possibilidades e universos… Palavras em versos que são capazes de nos fazer viajar, sorrir, amar, chorar; palavras que nos tocam na alma, que nos causam um efeito que somente a poesia pode proporcionar: esse conjunto de sentimentos, que nos transportam para o nosso interior, para nosso “eu” mais profundo e sensível.

 

Palavras que têm o poder de nos sensibilizar, de nos fazer refletir e pensar, não com a razão, mas sim com o coração. Poesia não é razão, poesia não é para ter um sentido ou uma utilidade, por isso desejo explorar esse estilo de escrita e compartilhá-lo com o público. No mundo em que vivemos que tudo precisa ter uma “utilidade”, “servir para isso ou para aquilo”, a poesia vem contra essa corrente e forma de pensar.

 

Ela nos permite sentir felicidade e dor, alegria e tristeza, sentimentos que raramente experimentamos no dia a dia. Precisamos sempre estar conectados, seguir cronogramas e horários, e esquecemos da nossa essência, esquecemos daquilo que nos faz humanos: sentir.

 

E assim nos distanciamos de todos, pois nos fazem acreditar que as emoções são contraproducentes. Nessa lógica capitalista em que estamos inseridos os afetos são malvistos, a tristeza é malvista; tudo aquilo que está relacionado com o sentir deve ser levado e carregado o mais longe possível do meu ser, para que eu, você, ele, ela, nós possamos nos tornar máquinas de produção, robôs… Temos que produzir e consumir de maneira desenfreada e frenética.

 

Os sentimentos são de fato os pilares de toda relação, tornam possível a convivência com nossas famílias, colegas de trabalho, amigos, amantes, vizinhos e todas as outras pessoas de nosso entorno. OS SENTIMENTOS, sem eles não existe a possibilidade da construção de uma sociedade baseada no respeito, na harmonia e compreensão.

 

Minha proposta com esta sessão é trazer e aproximar os leitores da poesia e proporcionar momentos de entrega aos sentimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s