A proposta de um romântico sonhador

Edu-Mendes-Salão-da-Biblioteca
Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura. Crédito foto: Edu Mendes

SEJAM TODAS E TODOS BEM VINDOS AO UNIVERSO “LITTERAMUNDIS”!

   

O projeto “LITTERAMUNDIS” (do latim: Mundo Literário) nasce para trazer um novo espaço de debate, discussão e propostas com ênfase romântica, poética e literária, dialogar com todos que desejam construir e viver num mundo melhor. Um local dedicado ao compartilhamento de experiências e opiniões diferentes que nos levam à reflexão sobre nossas ações e seus impactos, nossas essências e existências, sobre quem fomos, quem somos e quem desejamos nos tornar. A convivência mais harmoniosa em nossas vidas cotidianas, nos grupos dos quais participamos e, de forma mais “ambiciosa” em nossa sociedade, é o que pretende este espaço.

 

Temas de diferentes naturezas com uma forte responsabilidade e engajamento serão colocados em pauta: literatura, poesia, ecologia, estilo de vida e reflexões filosóficas e sociológicas. Transformar nossos sonhos e ambições de uma vida melhor em realidade; com dicas simples e facilmente realizáveis, busco mostrar-lhe, cara leitora, caro leitor, que podemos melhorar e aprimorar nossas existências.

 

Tenho a grande ambição de defender e demonstrar a tese de que com simples atos é possível atingirmos um estilo de vida melhor e que com pequenas mudanças e autorreflexão podemos, sim, melhorar o que já existe, transformar nossas vidas e criar aquilo que ainda não foi criado. Acredito no poder das palavras, da troca das mesmas, da construção de um diálogo, debate, discussão e do compartilhamento de ideias e ideais distintos.

 

Não é necessária “genialidade”, grande poder de influência ou mesmo forte capital financeiro para fazer a diferença no mundo. Cada pequeno trabalho, por mais banal que seja – ou até mesmo que nos pareça insignificante – causa grande impacto em um “todo”. Se aceitarmos esta ideia, perceberemos que dentro de uma sociedade o papel que cada ator social realiza é de vital importância.

 

Como se a premissa fosse verdadeira, não somos os “Einsteins, Platões, Sartres, Marxs, Lockes, Victor Hugos, Chaplins, Schindlers, Suassunas, Dumas, Saramagos, Machados”, entre outros gênios, escritores e defensores de minorias; personalidades que mudaram o mundo e influenciaram gerações com o legado de suas obras, que perdurará por toda a existência da Humanidade. Porém, não precisamos possuir estas “genialidades” nem realizar grandes feitos altruístas para fazermos a diferença no mundo em que vivemos.

 

Não consigo pensar na grandeza e na veracidade de uma das maiores Leis Naturais que foi desenvolvida por Sir Isaac Newton. Refiro-me à sua Terceira que nos diz que “toda ação acarreta uma reação” e, obviamente, não entrarei no aspecto da Física. Sirvo-me desta Lei para ilustrar apenas meu propósito de que cada ação humana leva de fato a uma reação.

 

Por isso deixo aqui uma primeira reflexão. Se queremos um mundo melhor e mais justo devemos praticar o altruísmo, o desapego, o desinteresse ou o egoísmo, a ganância e o interesse?

 

Nossas ações recentes ou antigas fazem parte do primeiro ou do segundo grupo a cima citados? Nossas ações ultimamente causaram reações boas ou ruins?

 

Convido-lhes a fechar os olhos por alguns minutos e refletir sobre estas questões, sobre as ações que vocês, cara leitora, caro leitor, realizou ultimamente…

Refletir, racionalizar, duas qualidades dos seres humanos, um exercício que deveríamos realizar com mais frequência para melhor nos conhecermos. Durante esta jornada para qual lhes convido no “LITTERAMUNDIS”, exercitaremos a arte da reflexão e do autoconhecimento.

 

Em síntese, o universo do “LITTERAMUNDIS” terão como propostas, aproximar nossos leitores de um gênero literário marginalizado e pouco difundido: A POESIA.

Toda quarta-feira, na sessão “O POETA”, vocês encontrarão a publicação de poemas para amenizar a correria da semana, o frenesi que nos é imposto e os problemas aos quais somos confrontados diariamente. “As quartas-feiras poéticas” para relaxar e despertar sentimentos.

 

No que se refere as outras sessões deste universo, “O MUNDO ATRAVÉS MEUS OLHOS”, virá também com publicações regulares com uma proposta de oferecer elementos autobiográficos e a maneira de ver o mundo.

 

Na sessão “O CRONISTA” trarei crônicas relativas aos acontecimentos do dia a dia vivenciados por mim e também ocorridos no Brasil, expostos e comentados com cautela e responsabilidade, com um olhar diferente dos grandes meios de comunicação.

 

Na sessão “O SONHADOR” apresento um conjunto de textos, de reflexões sobre aquilo que eu anseio e sonho para a construção – não de um mundo perfeito – mas de um mundo mais justo.

 

Em “O ATIVISTA”, serão apresentados escritos históricos ou não, sobre as lutas e conquistas sociais.

 

E por fim – na última, mas não menos importante sessão de “LITTERAMUNDIS”, o debate terá como foco, não apenas discurso reflexivo, mas também prático; “O AMANTE DA NATUREZA”. Serão explorados temas relativos a ecologia, bem-estar, modo de vida, alimentação e saúde. É possível viver melhor e viver em harmonia com a natureza da qual somos dependentes.

 

Convido-lhes então a participar e dividir comigo esta aventura repleta de palavras, pensamentos, reflexões, sonhos e desejos em direção a um mundo melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s